Pular para o conteúdo

Frases de Evan do carmo

1.430 frases

⁠A verdade sobre a vida e a existência não precisa ser decorada com promessas de transcendência ou adornada por conceitos de pecado, redenção e salvação. É um alívio quase indescritível, um regozijo íntimo, perceber que podemos viver fora dessa discussão — desse embate intermináv…
Continuar lendo

⁠A verdade sobre a vida e a existência não precisa ser decorada com promessas de transcendência ou adornada por conceitos de pecado, redenção e salvação. É um alívio quase indescritível, um regozijo íntimo, perceber que podemos viver fora dessa discussão — desse embate interminável sobre inferno e paraíso, sobre continuação ou fim. Se o homem morre e tudo se acaba, não há culpa a carregar, nem redenção a esperar. A vida, como já afirmou Pessoa, é apenas a vida. As coisas são o que são, e não precisam se estender para além de si mesmas para serem válidas ou reais. É doloroso, confesso, ver tanta gente boa presa nesse engano, acreditando que a existência só se completa se for continuada noutro plano. Não percebem que a busca pela eternidade os arranca do agora, do que realmente existe. E, no entanto, essa necessidade de crer no eterno, de imaginar que a vida continua depois da morte, é profundamente humana. Talvez seja mesmo inevitável. A ideia de finitude parece insuportável para muitos. Mas, paradoxalmente, o reconhecimento dessa finitude pode ser uma forma de eternidade em si. Se tudo se encerra aqui, o agora se torna absoluto — e, nesse sentido, infinito. Não há mais o peso de uma vida além desta; só resta o fluxo contínuo do que somos. É nesse entendimento que encontro paz. A vida é suficiente em sua simplicidade. Não precisa transcender para se justificar. A eternidade que tanto buscamos pode ser encontrada no momento presente, nesse "agora" que se alonga indefinidamente enquanto vivemos. Tudo está aqui, neste instante, e isso basta. Assim como Pessoa escreve, com sua visão desarmante e lúcida: não precisamos de outros mundos para validar este. A existência não requer continuação ou transcendência para ser plena. O desafio é aceitar essa simplicidade — e, talvez, essa aceitação seja a liberdade suprema.

⁠O sabiá Um sabiá canta no meu quintal. Toda manhã ao pé da minha janela,
Continuar lendo

⁠O sabiá Um sabiá canta no meu quintal. Toda manhã ao pé da minha janela, Um canto melancólico, ele parece contar Uma história triste, porém singela. Às vezes penso, que o sabiá que canta o dia inteiro No meu pé de laranjeira é um lobo solitário, Que vive entre as estações E canta pra sobreviver, não porque é necessário. Eu o vejo pela vidraça da Janela, Por vezes embaçada de neve ou de poeira. O sabiá, assim como eu, Escolheu a solidão como companheira. O sabiá sabe, assim como eu sei Que o que era sublime e tão bonito Ao mudar de estação se perde tudo Seu canto fica mudo...Tudo cai no infinito.

⁠ Oração do Silêncio Ouvi o som do vazio, meu amor,
Continuar lendo

⁠ Oração do Silêncio Ouvi o som do vazio, meu amor, o eco de mundos suspensos no espaço, como se o universo guardasse um segredo no instante em que tua prece tomou forma. Era um murmúrio antigo, feito da respiração das estrelas, um canto sem voz celebrando a existência num espelho onde o infinito se reflete. Nos teus lábios, senti o renascer da matéria, não como milagre, mas como fluxo, como se o beijo fosse a maré se entregando ao vento. Era a força que tudo move, o gesto eterno que o cosmo repete quando o dia se dissolve em sombras e a noite se abre em promessas veladas. Na reverência do teu gesto, teu amor, meu amor, era mais que oferenda: era força que unia nossos mundos, era órbita e atração em harmonia, era o corpo compreendendo os ciclos do tempo no instante em que se curvava. Tu me tocaste com a alma entregue, não em servidão, mas na dança de corpos celestes que encontram equilíbrio na troca. Fomos constelações em convergência, não por acaso, mas porque o universo escolheu aquele momento para ser eterno. E ali, onde o vazio tornou-se canção, onde a matéria renasceu em ternura, aprendi que amar é dançar com o cosmo, sem nunca precisar de respostas.

⁠Minha Presunção Na poesia e na escrita, Se acaso eu tivesse uma meta,
Continuar lendo

⁠Minha Presunção Na poesia e na escrita, Se acaso eu tivesse uma meta, Uma ambição insana, Não seria superar Homero, Nem Shakespeare, nem Cervantes. São mitos e lendas, E há sempre uma sombra de dúvida Quanto a se existiram de fato. Mas há um espírito, Um poeta maior que Dante, Que não se alcança facilmente. Seu eco de loucura fascinante Ecoa além dos sonhos ou delírios, Um poeta que é a soma de todos eles. Eu, se fosse poeta, Ou quem sabe um louco, Em meus devaneios, Só almejaria uma coisa: Escrever como um tal Fernando, Um esquizofrênico consciente, Que, em meio à solidão, Se superou e deu vida a tanta gente. Um homem que, fragmentado, Se multiplicou em vozes e versos, Fez de sua dor uma constelação, E do vazio, um universo. Se eu fosse poeta, Ou então um sonhador perdido, Minha presunção seria esta: Ser digno de ser chamado Uma sombra, Um eco de Pessoa.

⁠Eu não gosto dos otimistas. São o avesso do que um homem deveria ser. Fracos, como flores nascidas no asfalto. Hipócritas, porque a esperança que carregam é emprestada e sabem disso. Não há virtude no sorriso de quem foge. Todo homem conhece o peso do que o espera. Cada segund…
Continuar lendo

⁠Eu não gosto dos otimistas. São o avesso do que um homem deveria ser. Fracos, como flores nascidas no asfalto. Hipócritas, porque a esperança que carregam é emprestada e sabem disso. Não há virtude no sorriso de quem foge. Todo homem conhece o peso do que o espera. Cada segundo é uma vírgula no discurso do fim. Por que fingem não saber? Por que disfarçam? Andam pela vida como se a tragédia fosse um acaso, não uma certeza, e enchem a boca de palavras leves, como quem tenta vender um barco furado ao próximo náufrago. A verdade é dura, cortante. Vem como o som surdo de uma porta trancada para sempre, como o baque de um corpo ao chão. A verdade não se curva nem espera. É uma lâmina que vive no silêncio, e os otimistas... Ah, os otimistas são os que tentam cegar-se diante dela. Mas o mundo não é gentil. Nunca foi. E os que riem à beira do abismo só prolongam a vergonha da queda. Não há dignidade no engano. Não há beleza na negação. Eu prefiro os que não mascaram o rosto com sorrisos. Os que olham para o escuro e dizem: “Eu sei.” Esses não se vendem à ilusão. Esses são os únicos que, de alguma forma, resistem. Otimistas são traidores da própria condição. Não há coragem em esconder-se atrás de promessas fáceis. Só há mérito em encarar o inevitável de frente, sem artifícios. A vida exige muito mais do que sorrisos; exige força para carregar o peso de saber.

⁠ O Limiar No limiar, a eternidade espreita, não como promessa, mas como ameaça.
Continuar lendo

⁠ O Limiar No limiar, a eternidade espreita, não como promessa, mas como ameaça. Entre o passo seguro e o salto no abismo, o homem hesita, petrificado pela vertigem do possível. Afundar na mediocridade é fácil: um declive suave, onde cada escolha não feita é um alívio que pesa mais que o risco. Ali, a eternidade morre devagar, como uma vela esquecida na escuridão. Mas o abismo – ah, o abismo! – clama com sua garganta infinita, oferecendo a vertente do desconhecido, um eco que promete não respostas, mas expansão. É nele que a eternidade vive, não como certeza, mas como um desejo sem fim. No limiar, somos tudo e nada, um suspiro preso na garganta do universo, um instante que decide se a alma se desintegra na poeira do comum ou se arde no fogo insaciável do eterno. E então, ao olhar para trás, quem ousou saltar verá não o chão, mas o infinito que o acolheu. Quem recuou, verá não o conforto, mas as grades de sua própria fuga. No limiar, a escolha é simples, mas o peso é eterno: morrer na margem ou viver na queda.

⁠O Limiar No limiar, não há ventos que empurrem, nem mares que convidem ao salto.
Continuar lendo

⁠O Limiar No limiar, não há ventos que empurrem, nem mares que convidem ao salto. Há apenas o peso da pergunta tardia: “E se?” – um eco que se dissolve no vazio. Aqui, a alma desperta tarde demais, não para agir, mas para contemplar o que não foi. Os olhos, antes cegos pela marcha do hábito, enxergam, mas não movem os pés. É tarde para o recomeço, não porque o tempo se esgotou, mas porque o coração se aquietou no conforto áspero do mesmo lugar. Há uma estranha paz em não cruzar, em não arriscar o salto que devora o chão. Covardia ou prudência? Ou apenas a certeza silenciosa de que o homem pertence ao seu medo mais do que ao seu desejo? O limiar não pede pressa, não exige escolhas, não grita nem sussurra; ele apenas está – uma linha imóvel entre o ser e o nada. O despertar chega como uma lâmina, fina, fria, cortando o véu da ilusão. Mas a ferida não sangra coragem, apenas o conforto amargo de saber: a vida continua, mesmo no não-agir. E assim, o homem se curva, não à força da mudança, mas à aceitação de sua própria fraqueza, encontrando, no limiar, não um início, mas um fim que se alonga.

⁠A Escolha de Não Escolher No limiar da noite, onde o eco se cala, deixo cair as mãos, entrego-me ao nada.
Continuar lendo

⁠A Escolha de Não Escolher No limiar da noite, onde o eco se cala, deixo cair as mãos, entrego-me ao nada. Escolher é um peso, um fardo sem fim, um labirinto onde o começo é o fim. Não sigo o vento, nem luto com o tempo, meu passo vacila, desiste, se aquieta. A escolha é um grito que não mais sustento, prefiro o silêncio à promessa incompleta. Desistir não é fuga, é um pacto com o vazio, um abrigo na sombra, um descanso tardio. As estrelas me olham, mas nada revelam, sou mais uma pedra que as ondas encobrem. Não há vitória, nem derrota, nem glória, apenas o cansaço de um peso invisível. No limiar da vida, onde o verbo tropeça, abandono o querer, e o silêncio me leva.

⁠O Limiar No limiar, onde o tempo hesita, o vento não sopra e o silêncio grita,
Continuar lendo

⁠O Limiar No limiar, onde o tempo hesita, o vento não sopra e o silêncio grita, há um abismo entre o que fui e o que, talvez, nunca serei. Ali, os dias se dobram em espelhos, refletem rostos que nunca usei, são máscaras deixadas pela alma no altar daquilo que não ousei. No limiar, a luz é frágil, um fio tênue entre o claro e o escuro, e os passos ecoam no vazio como perguntas sem futuro. O que há além? Um nome? Um rosto? Um eco que devolve a vida ao posto? Ou apenas o silêncio denso, onde tudo cessa, até o intento? No limiar, encontro-me nu, despojado de sonhos, de medos, de véus. Sou pó, sou tudo, sou nada, um grão perdido entre céus. E quando cruzo, se cruzo, não levo certezas, mas sinto o pulsar: um suspiro que rasga o infinito e deixa o agora se perpetuar.

⁠Recíproco Eu sei, você não sabe viver, mas encontrou em mim
Continuar lendo

⁠Recíproco Eu sei, você não sabe viver, mas encontrou em mim a poesia que faltava, o verso que acalma, o rastro de luz na sombra do querer. Quem de nós sentiu primeiro o pulsar mútuo, o laço inteiro? Foi no toque das almas, na vibe de um amor recíproco, que o tempo parou, e o mundo, por um segundo, cedeu à existência. Amor, você é meu sol incessante, verão que dissipa o frio cético do amante, minha costela, minha essência, o calor que desfaz a distância entre o medo e a entrega. Você é o poema que respiro, a razão pela qual não apenas existo, mas amo e vivo.

⁠O Limiar No limiar, os medíocres dançam uma coreografia alheia,
Continuar lendo

⁠O Limiar No limiar, os medíocres dançam uma coreografia alheia, empunham espadas que não forjaram, combatem guerras que não são suas. Vivem na superfície do existir, repetem falas de um teatro antigo, cobrem-se com mantos de verdades herdadas, sem nunca despir-se de si mesmos. Não ousam olhar o abismo, pois o reflexo que ele devolve é o vazio que tanto temem. E assim, travam lutas emprestadas, com mãos gastas e corações imóveis. Enquanto isso, no limiar, o chamado do eterno sussurra, mas é abafado pelas vozes do comum. A coragem necessária para o salto é uma língua estrangeira que nunca aprenderam a falar. São os mediocres que carregam o peso da história dos outros, que moldam a vida na forma da inércia e chamam de prudência sua covardia. Mas o limiar permanece, um portal para o eterno que não se fecha. E aqueles que não ousam cruzá-lo não deixam de existir, mas deixam de viver.

⁠Vertigem do Nada Há um buraco no centro do peito, não é dor, não é falta, é vazio.
Continuar lendo

⁠Vertigem do Nada Há um buraco no centro do peito, não é dor, não é falta, é vazio. Um eco que grita sem nome, sem rosto, um abismo que engole o que antes era rio. As estrelas são olhos mortos no céu, testemunhas frias daquilo que somos: poeira sem rumo, sem forma ou destino, fantasmas que ao nada vagando retornam. O tempo, carrasco sem face ou clemência, sussurra promessas que não pode cumprir. Cada instante é um fardo, uma farsa, um passo mais perto do eterno cair. E quem sou eu neste vasto deserto, senão sombra que sonha ser luz? Um verbo calado, um silêncio sem versos, um grão de areia que o vento conduz. Procurei na matéria, no espírito, no verbo, mas o Nada me encara, imóvel, voraz. Sou apenas o medo vestindo a esperança, um eterno adeus a tudo que jaz. Se há sentido, ele dança no escuro, esquivo, risonho, a zombar do querer. Mas na borda do abismo, ainda respiro, porque mesmo no Nada, há ser.

⁠Soneto ao meu amor A lua brilha, espelho do luar, Reflete a luz que vem do seu senhor.
Continuar lendo

⁠Soneto ao meu amor A lua brilha, espelho do luar, Reflete a luz que vem do seu senhor. Assim sou eu, que busco o teu olhar, E encontro em ti a fonte do amor. No céu sereno, a lua em esplendor, Inspira sonhos, faz o mar cantar. Mas, sem o sol, é triste e sem valor Perdida e fria, não pode brilhar. Assim era eu, sem tua luz em mim, Um ser sem rumo, triste a vagar. Contigo, amor, conheci vida enfim, E em teu carinho, volto a resplandecer. És meu sol, que me faz renascer E sem ti, não saberia sequer viver.

⁠Estou Prenhe O pôr-do-sol, uma luz flamejante, Desce sobre o meu horizonte.
Continuar lendo

⁠Estou Prenhe O pôr-do-sol, uma luz flamejante, Desce sobre o meu horizonte. Dentro de mim, há um inalcançável deserto, Perdi, em algum lugar, O que os homens chamam de paz. Meu eterno buscar Veio com mais força que antes, Como um vulcão que dormira por milênios. É assim que ruge, No fundo d’alma, Meu espírito inconstante. Às vezes penso: Algo muito grande Vai sair de dentro de mim. Não pode ser outro poema, Nem um livro. O que esperneia no meu ventre É algo assustador, Mesmo para quem está acostumado A dar à luz filhos estranhos. Mesmo para um espírito criador, Esta sensação É deveras incomum. Um longo período de gravidez Produziu em mim, Ou alimentou dentro de mim, Um ser bizarro.

Queime-me Queime-me, porque sou pó, e ao pó devo voltar,
Continuar lendo

Queime-me Queime-me, porque sou pó, e ao pó devo voltar, mas escolho o fogo, o calor que consome, não como morte, mas como transformação. Queime essa matéria que me veste, esse corpo que habitou a alma, que pulsou em cada verso, em cada nota, em cada instante de festa vivido como se amanhã nunca viesse. Porque amanhã, talvez, não estarei. E tudo que fui, que amei, será cinza ao vento, um sopro que fertiliza o infinito. Queime-me, pois o que é eterno já vive nas palavras que ergui, nas obras que de mim nasceram, abstratas, físicas, eternas. Queime essa matéria, mas não a memória, não a alma secreta que me habitou. Pois enquanto há quem ame, quem viva, quem cante, sou mais do que cinza— sou fogo que arde no coração do mundo.⁠

⁠Um anjo comigo Eu sei que não é fácil viver, sozinho sem ter alguém.
Continuar lendo

⁠Um anjo comigo Eu sei que não é fácil viver, sozinho sem ter alguém. Por isso eu amo você, Por isso eu amo você. Pedi ao sol, pedi à lua Pra encontrar um amor, E o anjo me respondeu, E o anjo me respondeu. No sonho lindo, acordei, Ouvindo a voz de alguém, a me dizer: "Sorridente, sou eu, Que estou aqui com você. Também estava sozinha, Agora estou no céu, Agora estou no céu.

⁠Meu Pranto Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor
Continuar lendo

⁠Meu Pranto Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor A dor que dói deixa a marca sem furar E eu não consigo um minuto me calar Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Meu violão não aguenta mais sofrer Quebra as cordas com saudade de você Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Não tem papel nem caneta pra escrever Falta argumento pra que eu possa te dizer Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor Leva meu pranto, meu dissabor Por isso eu canto, pra espantar a dor

⁠Ecos de Silêncio Caso te bata a saudade ou talvez a insuportável
Continuar lendo

⁠Ecos de Silêncio Caso te bata a saudade ou talvez a insuportável abstinência de cafeína ou de mim, passe aqui em casa. Resolveremos, quem sabe, uma dessas urgências. E se ao chegar ainda houver silêncio ou hesitação, preparei café e uma conversa para espantar a solidão. O medo sufocou nosso desejo, e ainda hoje perco o sono, lembrando da covardia que me impediu de aceitar aquele beijo. Tuas mãos trêmulas, teu peito ofegante, e eu, mudo, fiquei inerte, morri calado, sem dizer que te queria, mesmo que fosse o mais grave dos pecados.

⁠IPANEMA Ipanema, Ipanema Sem Vinícius
Continuar lendo

⁠IPANEMA Ipanema, Ipanema Sem Vinícius E Tom Jobim. Ipanema, ai que pena Só restou isso pra mim A leitura de um poema Ipanema, mar sem fim. Na imensidão do do céu Olha o mar um querubim A lamentar esta cena Ipanema tão pequena Sem Vinícius e Tom Jobim. Ipanema me distraio Vendo a praia, cai a tarde E o sol tem pena... Nada cura esta saudade, Deste amor que sempre invade Minha alma tão pequena.

⁠SEM TER VOCÊ Quando o vento da saudade balançar meu coração,
Continuar lendo

⁠SEM TER VOCÊ Quando o vento da saudade balançar meu coração, vou cantar uma canção pra você. Vem me tirar desse sofrimento, não aguento este momento que passa o tempo sem ter você. O rio no peito está secando, porque o sol da solidão está queimando. E o frio da saudade afugenta o meu ser, não há cobertor que esquente a vontade de viver. E o frio da saudade afugenta o meu ser, não há cobertor que esquente a vontade de viver.

⁠AINDA ESTOU AQUI Ainda estou aqui, mesmo que tua surdez me negue.
Continuar lendo

⁠AINDA ESTOU AQUI Ainda estou aqui, mesmo que tua surdez me negue. Ainda estou aqui, ecoando no vazio do teu silêncio. Falo o que sinto, palavras partidas, versos ocos. Mas teus ouvidos são muros, e meus gritos, sementes no asfalto. Ainda estou aqui, em cada sombra que ignoras, no peso do ar que não te toca, no intervalo entre os gestos que evitamos. Ainda estou aqui, e não me calo. Sou o eco do que já fomos, o rastro de uma chama esquecida. Falo porque existir é insistir, mesmo que o som se dissolva no abismo. Ainda estou aqui. Tu me ouves?

⁠O HOMEM Lá vai o homem andando Na senda do seu viver,
Continuar lendo

⁠O HOMEM Lá vai o homem andando Na senda do seu viver, Querendo chegar bem cedo Antes do amanhecer. Lá vai o homem cantando A canção que aprendeu, Sonhando com o dia claro Onde o sol apareceu. Lá vai o homem chorando As dores do envelhecer, Esperando a semente Do fruto que irá colher. Lá vai o homem sonhando, Lembrando do que aprendeu, Das lições da vida Que o amor lhe concedeu. Desperta o homem, outro dia, Da luta que abraçou, Trabalhando com coragem No ofício redentor. Lá vai o homem cantando A canção que aprendeu, Sonhando com o dia claro Onde o sol apareceu.

⁠ Se o meu amor fosse canção Se o meu amor fosse canção
Continuar lendo

⁠ Se o meu amor fosse canção Se o meu amor fosse canção Seria música de Tom Jobim Seria música de Tom Jobim De natureza, bela, de luz e de sol Seria pra mim sinfonia perfeita Do começo ao fim. Se o meu amor fosse canção Seria ópera de Wagner Romance de Isolda e Tristão Queixa do Caetano “Qualquer Coisa” vã Travessia do Milton Sina do Djavan. Se o meu amor fosse canção Seria assim, cheia de defeitos Melodia incompleta Rascunho de poeta Poema sem som.

⁠Nem com Vinicius nem com o Tom Que um amor, tem que triste pra ser bom, com isso eu Não posso concordar,
Continuar lendo

⁠Nem com Vinicius nem com o Tom Que um amor, tem que triste pra ser bom, com isso eu Não posso concordar, nem com o Vinicius nem e o Tom. Que o amor, não é belo assim como se canta, não suporta a miséria que o espanta Quando falta o pão, pede perdão e desencanta. Quando falta o pão, pede perdão e desencanta.