Pular para o conteúdo

Frase de BARROS, José D'Assunção.

⁠A JANELA . (ou: Homenagem aos Historiadores) . . Olha pela janela... Lá vai o primeiro homo habilis a caminhar, ainda trôpego, sobre a Terra. E ali está a mulher – bem mais inteligente que os machos de sua espécie – a jogar no solo a gentil semente pronta a germinar o milagre da revolução agrícola. Espia! Aquele artesão acaba de mover a pioneira pedra para fundar a primeira das cidades, e não está longe o que inventou a roda – ela... tão surpreendente na sua genial obviedade. . Espicha agora o teu olho longo pela paisagem infinda... Percebeste César, à beira de um riacho, discursando para os leais soldados? Ele atravessa agora o seu rubicão, marcha sobre Roma, proclama-se Ditador, e recebe as vinte e três facadas. E logo ali vem Cleópatra, tão perto no espaço-tempo – com seu olhar anacrônico e seu sorriso à Liz Taylor. Ela o seduz, mesmo num saco de estopa, enquanto, no mesmo gesto, já concebe seu filho – egípcio e romano –, e morre... ao chacoalhar das serpentes. . Quanto a ti, a tudo contemplas, em um único relance, bem ali: sob a janela. . Não... não chores, Historiador... Tu vês a peste negra? Sentes seu odor da morte se elevar aos ares? Ouves o som surpreendente dos cacos de vidros a quebrar o silêncio na noite dos cristais? Sofreste agora aquela profunda fisgada da bala que encontrou Guevara? Pranteias pelos primeiros desmatamentos, e és fustigado por cada açoite lancinante nos ombros de todo escravo? . Mas tu podes ver o florescer de um movimento verde que salvará as baleias e micos-dourados ao som de canções medievais entoadas pelos trovadores árabes e cristãos. Tu – mais do que todos – podes ver os homens e mulheres de pela preta em sua luta diária pela liberdade, a fundar quilombos e universidades, a vencer o preconceito insano! És tu que podes ver, em Luís Gama, um tanto de Zumbi – e, para além do herói, o homem humano! . Tu viveste, há dois segundos do nosso próprio tempo, todos os sonhos de igualdade, de uma só vez! E, se tu viste as ditaduras de todos os tempos se erguerem em um único e cruel movimento, também assististe à derrocada de todas elas. Tu és privilegiado, Historiador... Somente tu, junto aos artistas, viajas tão à vontade pelo tempo antes da invenção das máquinas de viajar no tempo. És tu aquele que olha atento e intrigado pela janela onde tudo se estende à espera de novos olhares. . Lá estão as fontes históricas – estes passados tão presentes – todas tão ansiosas pelas perguntas que farás às suas páginas por vezes bolorentas, aos tratados de guerra e paz, aos diários anônimos e secretos, à sua matéria mais despretensiosa... . Ali estão as fontes, ao pé da tua janela – as mesmas que aguardam, com solenidade ou displicência, as perguntas que farás aos decretos e receitas de bolo, aos jornais oficiais e clandestinos, às cidades acima e abaixo da terra, aos sulcos deixados na terra pelos camponeses; ou, por fim, à lança de pedra que foi lascada pelo primeiro homo habilis a caminhar por sobre a Terra. . Vai, Historiador... Olha pela janela e age na história de tua própria época. . . [BARROS, José D'Assunção. Revista Cronos, vol.23, nº2, 2023]

BARROS, José D'Assunção.

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de BARROS, José D'Assunção.

⁠O INVENTOR DE IDIOMAS ,
Continuar lendo

⁠O INVENTOR DE IDIOMAS , , Ainda adolescente, inventou duas ou três palavras que não se achavam em quaisquer idiomas. Não faziam sentido em inglês, bielorrusso, javanês! A bem dizer de todos os dizeres, não faziam sequer sentido mesmo neste código mais do que secreto: o português. . Depois percebeu que as duas ou três palavras, que àquela altura já eram quatro ou cinco, não eram irmãs, nem distantes primas. Estranhavam-se, umas às outras, como se não fossem feitas da mesma alma-carne. . Por causa disso – da solidão de suas palavras – demoradamente dedicou a sua vida a inventar os idiomas que pudessem acolhê-las. Fundou ainda uma escola de tradutores, para traí-las umas nas outras. . Mais cedo do que mais tarde, alguns ociosos fundaram cátedras especializadas em ensiná-las e estudá-las muito solenemente, com leveza ou gravidade. Assim, ele ganhou o seu primeiro – e único – Nobel, em uma nova categoria que não era a Literatura, recém-inventada, especialmente para ele. . Quando por fim morresse – do que dois ou três seguidores duvidavam – alguém haveria de escrever na lápide, à maneira de epitáfio: “gênio da humanidade”, “inventor de palavras”. Mas um outro, ao perceber a injustiça, certamente iria logo corrigir, depois de um risco no falso dito: “Inventor de Idiomas”. . E o mundo ficaria em paz... – tal qual sagrado cálice – como nunca esteve depois do Verbo. . . [BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Decifrar, 2022]

⁠NO CÔNCAVO DA MÃO MORTA . .
Continuar lendo

⁠NO CÔNCAVO DA MÃO MORTA . . No côncavo da mão morta havia uma chave... não sei para que castelos. . Para qual porta, oh Deus Entranhas, tal chave – tão triste chave – em certo dia foi forjada? . Havia aquela chave não como uma pedra no meio do bom caminho, mas no côncavo da mão morta. . E essa mão, tão inerte e já bem morta, cujo corpo era seu mero apêndice, ao mesmo tempo oferecia e segurava a chave. . O gesto, embora pálido, tinha a cor dos desesperos! Parecia dizer, nos entrededos: . Pega esta chave, se tu és digno dela, e cuida do seu metal como se fosse cristal precioso, de tão frágil. . Antes de tudo o mais, colhe-a como uma fruta já por mais do que madura. A ela recebe – tão suculenta – entre teus próprios cinco dedos. . A chave, no côncavo da mão morta, parecia a mim implorar-assim: “Leva-me... a meu destino, que para isso nasci”. . E a mão côncava acrescentava: “Leva-a, que somente por isso insisto em me entreabrir” . . [BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Ipotesi, 2021]

⁠O ANJO . .
Continuar lendo

⁠O ANJO . . Enquanto bebia seus drinques, um antes do outro, começaram a lhe crescer asas cada vez maiores: bem desenhadas, cheirosas... brancas e polidas. O sorriso verteu-se puro, sincero, acolhedor. Falava agora a deliciosa língua dos anjos com suas palavras estranhas e belas a soar qual música nos ouvintes e a reluzir como imagens no pleno espaço. Puro êxtase profano e sacro de quem via. . As cores do paraíso a ele se abriram, como se misturadas em um crisol. A inteligência, não mais em greve, discorria sobre todos os arranjos: cinema, viagens, lares e lugares... filosofia, arte, sabores e amores. Com a luz que de si emana... contava piadas de cair o siso! Iluminava, fundo e profundo, as jovens rosas no gineceu... . Até que a noite, por fim, se pôs... cedendo caminho ao sol. O sono chegou leve, pois Deus viera buscar seus anjos espalhados pelos bares, festas e casas de flores... Fechou cada pestana, junto ao sutil sorriso. Depois, na paz do mundo, adormeceu. . Na tarde seguinte, ao despertar, as asas tinham regredido. Transfiguraram-se em uma ressaca confusa e cinza. . . BARROS, José D'Assunção. Publicado na revista Ipotesi, 2023]

⁠MEDO DE TIGRE-ARANHA . .
Continuar lendo

⁠MEDO DE TIGRE-ARANHA . . Tinha um medo crônico de tigres. Podia ser até mesmo dos que estão nos filmes enjaulados dentro de uma intransponível tela de Cinema e incapazes de saltar para a nossa dimensão. . Se vislumbrava um cartaz de propaganda estampado com uma só destas feras, ali mesmo deixava litros de medo escorrerem por entre as pernas. . O medo de tigres fora o companheiro de toda a sua vida. Desde a mais tenra infância chorava ao ver desenhos de tigrinhos nos pijamas e invólucros de refrigerantes. . Isso tudo, apesar de não haver tigres em seu continente, e de sua pequena cidade jamais ter sido visitada nem mesmo por um velho tigre desdentado, protegido pela jaula de um circo. . Tigres... Esse pânico o acompanhou sempre a cada dia, a cada instante de sua vida. Foi a psicólogos caros, mas sem resultados. Lá estavam, no fundo, sempre os mesmos tigres... Espreitando, ferozes e listrados, no covil do inconsciente. . . [BARROS, José D’Assunção. Publicado na revista Simbiótica, 2023]