Pular para o conteúdo

Frase de Maria da Penha Boina Dalvi

⁠A dança dos extremos Na praça do tempo, a extrema direita grita, Faz da espada seu verbo, da fúria sua escrita. É um vendaval que ruge entre os campos de dor, Plantando espinhos onde o trigo já foi amor. Lá vem o cavaleiro, com bandeiras rasgadas, Ecoando promessas de glórias passadas. Mas são sombras de reis que nunca existiram, Fantasmas de um poder que tantos sucumbiram. E do outro lado, suave, a esquerda caminha, Com pés descalços sobre a terra que alinha. É o sopro da aurora no campo semeado, O canto das mãos que constroem o legado. Dos livros nascem pontes, dos sonhos, revoluções, É o abraço do povo contra as prisões. Mas a bonança tem curvas, também seus tropeços, Pois no campo das ideias, há espinhos nos começos. A história é mestra, nos sussurra ao ouvido: Já vimos extremos ferirem o perdido. Mas também vimos florescer, em terreno infértil, A coragem de lutar, ainda que em solo hostil. Que não nos guie o ódio, que não nos cegue o temor, Que a mão que aperta o punho também saiba dar flor. E que na dança dos extremos, o equilíbrio seja o fim, Para que a história cante o melhor de seu jardim.

Maria da Penha Boina Dalvi

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de Maria da Penha Boina Dalvi

⁠Autenticidade Cansei de ser julgada pela minha autenticidade na essência poética
Continuar lendo

⁠Autenticidade Cansei de ser julgada pela minha autenticidade na essência poética Aos bravos e recolhidos seguidores dos meus perfis, não serei performática para agradar As suas escolhas pelo obscurantismo não me interessam Deixem de se preocupar com a minha escrita insólita busquem pelo fanatismo adulador e fantasioso das aparências que combinam com suas visões A minha poesia é ácida que até dói Diante do atual mundo tresloucado nunca praticarei uma escrita espúria Sempre estarei no limiar da minha mais profunda essência convicta das rasas interpretações As dimensões que ocupamos são antagônicas. Imagino como seria hoje julgado Manuel Bandeira Que do seu íntimo preconizou “Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem-comportado...” ... “Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare — Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.”

⁠Lacuna Estou saturada da tolerância e de desculpa rasa para qualificar o hiato cognitivo
Continuar lendo

⁠Lacuna Estou saturada da tolerância e de desculpa rasa para qualificar o hiato cognitivo do estratagema do saber das pontas dos dedos do aprender célere e abominável como se o malabarista do circo não necessitasse ser perseverante do desprezível conjuminado do incompatível ensinar para fazer aprender lucubração de clã díspar à mercê do próprio capricho ah! Como estou farta da pergunta antecipada para conhecer a minha opulência para vir a traçar o meu hediondo destino.

⁠Os ecos da traição Regaste a amizade, fizeste florir, Com gestos suaves, soubeste fingir.
Continuar lendo

⁠Os ecos da traição Regaste a amizade, fizeste florir, Com gestos suaves, soubeste fingir. Falaste em respeito, plantaste a união, Mas sob as pétalas, crescia a traição. Não foi por engano que me afastaste, Foi porque eu via o que tu ocultaste. Sabia demais, e isso te doía, Pois toda mentira teme a luz do dia. Colheste botões que nunca vingaram, Diplomas vazios que nada ensinaram. Lançaste ao mundo sem raiz, sem saber, Quem planta o engano, não pode colher. O tempo é espelho, reflete e condena, A farsa definha, a verdade envena. Quem vende a ilusão por medo ou por pão, Perde o próprio chão, já não é mais razão. E quando as folhas caírem ao fim, E a névoa esconder o que resta de ti, Não adianta rezar, teu medo é prisão, Tua queda se encerra abaixo do chão.

O peso das páginas Navego em mares de letras dispersas, onde tantos naufragam sem direção,
Continuar lendo

O peso das páginas Navego em mares de letras dispersas, onde tantos naufragam sem direção, presos em ondas de páginas imersas, afogados na ilusão da erudição. Não é no volume que a luz se encerra, nem na pressa de ler sem tocar, mas no sulco que a mente descerra quando ousa em um termo se demorar. Informação — um relâmpago raso, pisca e some na vastidão. Mas conhecimento é um rio ruidoso, esculpindo a pedra da compreensão. Dados, sementes dispersas ao vento, soltas ao léu sem raiz, sem chão. Somente o tempo e o pensamento podem fazer delas trigo ou grão. Leio um só verso e vejo universos, numa palavra um cosmos se cria. Quem devora mil tomos dispersos perde o ouro por fome vazia. Pois mais vale um livro vivido, um só conceito em carne gravado, do que mil, num oceano perdido, onde o saber se desfaz afogado.⁠