Pular para o conteúdo

Frase de Chico Mulungu

⁠PONTEIO À MADRUGADA Eu não sou de improvisar, Mas se verso é na bitola Saltitante, cabriola Com um quê de emocionar. Já fui carcará a ciscar Na terra fértil sulcada... Se ponteio à madrugada Meu arpejar denuncia Que respiro poesia Junto com a passarada! Sou difícil de juntar Se me espalho... É minha sina Ser um galo de campina De galho em galho a trinar Ou calango a rastejar Em lajedos da Caatinga, Meu camuflar de coringa Me esconde e ninguém acha No barro do chão que racha Se não chove e nada vinga. Sou o aboio do vaqueiro No semiárido cinzento, Ligeiro quão pensamento A peitar o marmeleiro, Flor e fruto de cardeiro A desafiar mormaço, Eu sou água de cabaço Na sombra da umburana, Sou tapera, sou choupana Esquecida qual retraço. No meu tempo de menino Eu fui rico fazendeiro, Plantação de umbuzeiro Tratei com zelo e refino. Fui calça boca de sino Em caminho de carrapicho, Não tive medo de bicho, Sempre fui desassombrado E estradeiro acelerado Destacado por capricho. Eu sou desse mundo agreste Onde fui peão no eito... Chão que tem o meu respeito No coração do Nordeste. Caboclo é Cabra da Peste No Sertão Paraibano, Tem miolo, tem tutano, Tem um que de sábio ser Que o tempo sabe ler Em cada estação do ano. Convidei um rouxinol Para uma parceria Quando entrei na moradia Tão deserta quão paiol. Na viola um tom bemol, Começamos a cantar... Mas terminei por chorar De tanta melancolia, Tudo se fez poesia Ao voltar ao meu lugar.

Chico Mulungu

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de Chico Mulungu

⁠ENTRE TANTOS PASSARINHOS Há dias que sou amor Espalhando alegria...
Continuar lendo

⁠ENTRE TANTOS PASSARINHOS Há dias que sou amor Espalhando alegria... Em outros sou beija-flor Sendo a própria Poesia Do Reino da Natureza Onde infinita beleza Ao vento é melodia! Beija-flor em um jardim Traz vida, ornamentação E serve de trampolim Para toda floração Como fosse querubim Ou rosto de arlequim Espalhando ilusão! Vejo como complemento Das flores, o beija-flor Que vive sempre sedento, Não renega seu amor Entre as flores tão singelas. Quase sempre abro as janelas Para alcança-lo onde for! As vezes as consequências O obriga fazer seus ninhos Em urtigas venenosas, Bem no meio dos espinhos Em qualquer recanto achado. Beija-flor é abençoado Entre tantos passarinhos!

⁠MANDACARU EM FLOR A flor do mandacaru Traz beleza e esperança
Continuar lendo

⁠MANDACARU EM FLOR A flor do mandacaru Traz beleza e esperança Ao semiárido cinzento, Qual marco de confiança, A transmitir singeleza À Caatinga, à natureza, Num sugerir de aliança. Desabrocha entre espinhos Esbanjando majestade, No atrair de passarinhos Que a beijam com bondade. Mandacaru faz-se grato, Floresce solo, no mato Seco, mostrando humildade. O mandacaru em flor Devolve vida a savana, Mata branca nordestina Que de seca, desengana! Bendito seja o cardaeiro Que junto ao juazeiro, Mostra resistência e gana! Salve o vermelho fruto Do mandacaru primeiro, Sã porção que alimenta A atraídos pelo cheiro, Passarinhos, roedores, Que desfrutam dos primores Presentes no tabuleiro!

⁠TAPERA ESQUECIDA De passagem no Sertão, Eu parei pra contemplar
Continuar lendo

⁠TAPERA ESQUECIDA De passagem no Sertão, Eu parei pra contemplar A tristeza de um lugar Esquecido num grotão. A palavra solidão Não descreve uma tapera Tão deserta que coopera Com o vil termo ruína... A Caatinga Nordestina Dizimada não prospera! Na tapera eu vi sentido D’um celeiro de lembrança E lembrei que fui criança Num lugar bem parecido. Senti-me desprotegido, Órfão de identidade Tomado pela saudade Do meu tempo pueril... Retomei o meu perfil Com certa dificuldade! No terreiro desolado, Um grande mandacaru, Ao longe pés de umbu, Pinhão na cerca trançado Que apesar de estar florado Parecia mais alerta Naquela cena deserta Como um aflito recado De um chão desertificado Em decadência, na certa. Apenas um solitário Concriz catando no mato Na calha de um regado Seco compondo o cenário, O pássaro qual relicário Trouxe-me sinal de vida. Apressei minha partida Um tanto impressionado Por ali ter contemplado A tal tapera esquecida.

⁠SOB AVARIA Sinto-me sendo punido, Porque o véu da poesia
Continuar lendo

⁠SOB AVARIA Sinto-me sendo punido, Porque o véu da poesia Fez de mim um ser ungido No parnaso e na porfia Da verve que alimenta Os poetas de magia. Só sendo castigo ou erro Em minha epigenesia... Quem sabe minha genética Ocorreu sob avaria? Sou como espuma-do-mar Dispersa na maresia! Na ruminação do tempo Tenho buscado trazer O fardo que me pertence Sorrindo, pra não sofrer, Na ordem do crescimento Das malhas do meu tecer. Causei ciúmes no amor Que um dia me amou também, A despeito dos meus versos Procurou me ver além... Mas restou-me a poesia Por ser o meu único bem!