Pular para o conteúdo

Frase de silasoliveira13

Escrevo no Nada Ah… escrevo no nada. Talvez porque o nada seja o único lugar onde minhas palavras ainda encontram espaço para existir. Escrevo sem saber se alguém se importa com aquilo que deixo no papel, se alguém algum dia vai parar diante destas linhas e perceber que, entre uma palavra e outra, existe um homem tentando contar aquilo que durante muito tempo não conseguiu dizer. Apoio em linhas retas todos os meus sentimentos tortos. E talvez seja isso que chamamos de escrever: tentar organizar no papel aquilo que dentro de nós jamais conheceu ordem. Dar nome ao que doeu. Dar voz ao que ficou calado. Dar um lugar para aquilo que carregamos durante anos sem saber onde colocar. Falo de palavras que escondem sofrimentos. Porque nem toda palavra revela. Algumas protegem. Algumas disfarçam. Algumas são apenas cortinas colocadas diante de feridas que ainda não aprendemos a mostrar. Falo da morte que não tive. E essa talvez seja uma das frases mais difíceis que já escrevi. Porque existem mortes que não levam o corpo. Existem despedidas que nos deixam vivos. Existem momentos em que continuamos respirando, caminhando, trabalhando, sorrindo, conversando com as pessoas, enquanto alguma coisa dentro de nós ficou para trás. Eu não morri. Mas talvez algumas partes de mim tenham conhecido a morte. Falo da dor da ausência. Da cadeira que continua no mesmo lugar quando alguém já não está. Da voz que a memória insiste em repetir. Do abraço que os braços ainda sabem dar, embora já não exista ninguém diante deles para recebê-lo. Falo… E paro. Porque há sentimentos que chegam até a garganta e se recusam a virar palavras. Há histórias que desejam desesperadamente ser contadas, mas passaram tanto tempo escondidas que aprenderam a ter medo da própria voz. A minha é uma delas. Uma história que precisa ser ouvida. Precisa ser lida. Não porque seja maior do que a história de ninguém, mas porque foi vivida. E tudo aquilo que verdadeiramente foi vivido merece, pelo menos uma vez, não morrer em silêncio. Talvez eu tenha passado uma vida inteira querendo ser ouvido, quando também precisava aprender a ouvir. Ouvir os meus próprios silêncios. Ouvir aquilo que minhas lágrimas tentaram dizer. Ouvir o homem que ficou escondido atrás das obrigações, dos sorrisos, das despedidas, das perdas e dos anos. Talvez eu escreva porque finalmente comecei a escutar aquele que durante tanto tempo deixei sozinho dentro de mim. Por isso escrevo. Mesmo quando ninguém lê. Mesmo quando ninguém pergunta. Mesmo quando parece que minhas palavras estão sendo lançadas contra uma imensidão indiferente. Eu escrevo porque algumas histórias não nascem para fazer barulho. Nascem simplesmente porque não querem morrer. E então volto para o papel. Olho novamente para essas linhas retas. Coloco nelas meus sentimentos tortos, minhas ausências, minhas perguntas, minhas lembranças, meus mortos, meus vivos, aquilo que perdi e aquilo que ainda procuro. Falo de tudo. Falo de mim. Falo daquilo que deveria ter ouvido quando ainda havia tempo. E, depois de tantas palavras, olho para a página e tenho a estranha sensação de que continuo sem ter dito aquilo que realmente queria dizer. Então penso: escrevi tanto… e talvez ainda não tenha escrito nada.

silasoliveira13

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de silasoliveira13

UM BRASIL QUE AINDA PRECISA APRENDER A ESCUTAR Há riquezas que podem ser medidas em toneladas, hectares, barris ou cifras. E há outras que não cabem em nenhuma contabilidade. Vivem na memória de um povo, atravessam gerações e sobrevivem na maneira como alguém chama a chuva, nome…
Continuar lendo

UM BRASIL QUE AINDA PRECISA APRENDER A ESCUTAR Há riquezas que podem ser medidas em toneladas, hectares, barris ou cifras. E há outras que não cabem em nenhuma contabilidade. Vivem na memória de um povo, atravessam gerações e sobrevivem na maneira como alguém chama a chuva, nomeia uma árvore, conta uma história ou ensina uma criança a compreender o mundo. O Brasil possui uma dessas riquezas: sua extraordinária diversidade indígena. Muito antes de existir um país chamado Brasil, antes de nossas fronteiras, nossas cidades, nossas instituições e até mesmo da língua portuguesa chegar a estas terras, diferentes povos já habitavam este território. Não formavam uma única cultura, não falavam uma única língua e não possuíam uma única maneira de compreender a existência. Eram e continuam sendo muitos povos, com histórias, cosmologias, conhecimentos, organizações sociais e identidades próprias. Talvez esteja justamente aí um dos grandes equívocos que ainda carregamos: falar dos povos indígenas como se fossem uma única realidade. Não são. O Brasil abriga centenas de povos indígenas e uma diversidade linguística impressionante. Cada língua preservada representa muito mais do que um conjunto de palavras. Dentro de uma língua existe uma maneira particular de organizar o pensamento, compreender a natureza, transmitir conhecimento, estabelecer relações e guardar a memória dos antepassados. Quando uma língua desaparece, portanto, não desaparecem apenas palavras. Desaparece uma biblioteca que talvez nunca tenha sido escrita. Desaparecem histórias, conhecimentos sobre plantas, animais e territórios; desaparecem cantos, mitos, formas de educar, maneiras de interpretar a vida e experiências acumuladas durante séculos. Por isso, preservar uma língua indígena não significa conservar uma curiosidade do passado. Significa proteger uma parte do patrimônio humano. E talvez precisemos reconhecer algo ainda mais incômodo: durante muito tempo, o Brasil aprendeu a enxergar os povos indígenas através dos olhos de quem chegou depois deles. Criamos uma imagem simplificada do “índio”: alguém distante, parado no tempo, vivendo exclusivamente na floresta e obrigado a corresponder a uma representação construída séculos atrás. Mas um indígena não deixa de ser indígena porque frequenta uma universidade, utiliza um telefone celular, escreve livros, participa da política, exerce uma profissão ou vive numa cidade. Nenhum de nós precisa permanecer preso ao século de seus antepassados para provar sua identidade. Por que exigiríamos isso justamente dos povos originários? Tal preconceito revela algo profundo: muitas vezes aceitamos a presença indígena enquanto ela permanece confinada ao nosso imaginário. O problema começa quando essas pessoas deixam de ser personagens do passado e aparecem no presente estudando, ensinando, produzindo conhecimento, ocupando espaços públicos e falando por si mesmas. E é exatamente aí que precisamos aprender a escutar. Durante séculos, muita gente falou sobre os povos indígenas. Talvez tenha chegado o tempo de ouvir mais os próprios povos indígenas. Ouvir suas línguas. Seus professores. Seus escritores. Seus artistas. Suas mulheres e seus homens. Seus jovens e seus anciãos. Suas diferentes maneiras de compreender território, comunidade, natureza, ancestralidade e futuro. Isso não significa transformar culturas indígenas em algo intocável ou idealizado. Povos indígenas são sociedades humanas, diversas, contemporâneas e em permanente transformação. Respeitá-los verdadeiramente significa justamente abandonar tanto o preconceito quanto a romantização. O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, pode servir para isso: não apenas homenagear, mas questionar o modo como aprendemos a contar a história brasileira. Porque os povos indígenas não são um capítulo introdutório da história do Brasil. Eles atravessam a história inteira. Estavam aqui antes de o Brasil receber esse nome. Estiveram presentes durante a colonização, o Império e a República. Resistiram a epidemias, expulsões, escravização, deslocamentos e inúmeras tentativas de assimilação cultural. E continuam aqui, participando da construção do país no século XXI. Talvez, portanto, a maior homenagem que possamos fazer não seja olhar para os povos originários como lembrança de um Brasil antigo. É reconhecê-los como parte indispensável do Brasil presente. Um país que perde suas línguas empobrece sua memória. Um país que ridiculariza seus povos originários ridiculariza uma parte de sua própria história. E um país que aprende a respeitar suas diferenças começa, finalmente, a compreender a própria riqueza. Valorizar os povos indígenas não é voltar ao passado. É impedir que o futuro seja construído sobre o esquecimento. E talvez o Brasil ainda tenha muito a aprender com aqueles que estavam aqui muito antes de começarmos a chamá-lo de Brasil.

ENTRE PLATÃO, LULA E A JUSTIÇA Tenho pensado muito sobre política. Mas, quanto mais penso nela, mais percebo que talvez esteja pensando sobre mim mesmo. Minha leitura de A República, de Platão, colocou diante de mim uma pergunta aparentemente simples: o que é justiça?
Continuar lendo

ENTRE PLATÃO, LULA E A JUSTIÇA Tenho pensado muito sobre política. Mas, quanto mais penso nela, mais percebo que talvez esteja pensando sobre mim mesmo. Minha leitura de A República, de Platão, colocou diante de mim uma pergunta aparentemente simples: o que é justiça? Parece uma pergunta distante do Brasil. Não é. Porque Platão não se contenta em perguntar se determinado governante é bom ou ruim. Ele amplia a questão. Pergunta que tipo de cidade estamos construindo, que ordem existe dentro dela e que espécie de seres humanos essa cidade produz. E foi exatamente aí que, enquanto lia Platão, comecei a pensar em Lula. Não porque Lula seja um personagem platônico. Não é. Não porque o lulismo seja uma realização da cidade imaginada por Platão. Também não é. A ligação que me interessa é outra. Quero colocar Lula diante da pergunta de Platão. E quero colocar minhas próprias convicções diante dela também. Quando Lula chegou à Presidência vindo de uma trajetória sindical e falando historicamente aos trabalhadores e aos pobres, uma questão antiga ganhou uma forma brasileira muito concreta: o que uma sociedade deve àqueles que estão na parte mais baixa de sua estrutura? Essa pergunta me interessa mais do que simplesmente perguntar se alguém é de esquerda ou de direita. Porque posso discutir Lula durante horas. Posso discutir o PT. Posso discutir capitalismo, socialismo, mercado, Estado, Bolsa Família, salário mínimo, empresários, bancos, sindicatos, pobres e ricos. Mas Platão parece interromper toda essa discussão e perguntar: “Muito bem. Mas onde está a justiça nisso tudo?” É aí que o lulismo se torna filosoficamente interessante para mim. Uma das interpretações mais conhecidas do lulismo vê nele uma tentativa de produzir mudanças sociais de maneira gradual, elevando as condições materiais dos mais pobres sem realizar uma ruptura completa com a ordem econômica existente. E então nasce uma pergunta extraordinariamente difícil: melhorar a vida do pobre dentro de uma estrutura desigual é fazer justiça ou apenas administrar melhor a desigualdade? Essa pergunta não é contra Lula. Também não é a favor de Lula. É uma pergunta sobre Lula. E, principalmente, é uma pergunta sobre nós. Porque existe uma tensão muito interessante entre Platão e o fenômeno político que Lula representa. Platão nos obriga a pensar na organização da cidade como um todo. Lula nos obriga a olhar para dentro da cidade brasileira e enxergar pessoas concretas que historicamente estiveram na parte de baixo dela. O pobre. O trabalhador. O retirante. A empregada doméstica. O homem que acorda antes do sol. A mulher que cria filhos com muito pouco. A família que sabe exatamente quanto custa um quilo de arroz porque alguns reais fazem diferença no final do mês. Quando essas pessoas melhoram de vida, aconteceu apenas um fenômeno econômico? Ou aconteceu alguma coisa relacionada à justiça? Essa é uma pergunta que eu não quero responder depressa. Porque Platão também me impede de cometer outro erro: imaginar que justiça seja simplesmente dar a alguém aquilo que eu, politicamente, considero correto. Justiça precisa ser examinada. E aqui surge minha inquietação com o lulismo. Se uma política tira milhões de pessoas de determinadas condições de pobreza, aumenta renda, amplia consumo ou cria oportunidades, existe ali uma questão moral que não pode ser ignorada simplesmente porque alguém não gosta de Lula. Mas o contrário também é verdadeiro. Se permanecem estruturas profundas de desigualdade, concentração de riqueza, privilégios, corrupção, dependências políticas ou injustiças institucionais, não posso ignorá-las simplesmente porque gosto de Lula. É nesse ponto que Platão se torna incômodo. Porque ele não permite que minha preferência política seja minha definição de justiça. E talvez seja exatamente disso que o Brasil esteja precisando: separar justiça de torcida. Eu posso admirar Lula e interrogá-lo. Posso discordar de Lula e reconhecer realizações de seus governos. Posso considerar determinadas políticas sociais importantes sem transformar quem as executou em santo. E posso reconhecer erros graves sem concluir que tudo aquilo que foi realizado perdeu automaticamente seu valor. Platão me força a perguntar: se fosse meu adversário político fazendo exatamente a mesma coisa, eu julgaria da mesma maneira? Essa pergunta me incomoda. Porque revela alguma coisa sobre mim. Talvez minha maior dificuldade política não seja descobrir se Lula está certo ou errado. Talvez seja descobrir se eu consigo reconhecer justiça quando ela vem das mãos de alguém de quem discordo e reconhecer injustiça quando ela vem das mãos de alguém que admiro. Aí a discussão deixa de ser apenas sobre Lula. Ela passa a ser sobre minha própria alma. E isso é profundamente platônico. Porque a cidade e o indivíduo começam a se encontrar. A desordem política que condenamos lá fora pode também existir dentro de nós. Desejo. Paixão. Medo. Ressentimento. Interesse. Vontade de vencer. Necessidade de pertencer a um grupo. E nossa extraordinária capacidade de chamar de “verdade” aquilo que simplesmente gostaríamos que fosse verdade. Por isso comecei a perceber que colocar Platão e Lula na mesma conversa não significa comparar dois homens separados por mais de dois mil anos. Significa colocar uma experiência política brasileira diante de uma pergunta filosófica antiga. O lulismo propõe, em uma de suas interpretações, mudança sem ruptura completa. Então pergunto: a justiça pode nascer da conciliação? É possível colocar trabalhadores, empresários, bancos, sindicatos, movimentos sociais, pobres e ricos dentro da mesma estrutura e produzir progressivamente uma sociedade mais justa? Ou chega um momento em que conciliar interesses incompatíveis significa preservar a própria injustiça? Eu não sei. E talvez uma das coisas mais honestas que eu possa escrever sobre política seja justamente: eu não sei. Estou procurando. Porque não quero uma filosofia que simplesmente confirme meu voto. Quero uma filosofia capaz de julgar meu voto. Não quero Platão para provar que Lula está certo. Também não quero Platão para provar que Lula está errado. Quero Platão fazendo perguntas a Lula. Quero Lula obrigando minhas leituras de Platão a saírem da Grécia antiga e caminharem pelas ruas do Brasil. Quero os dois me obrigando a olhar para uma criança com fome e perguntar: isso é apenas pobreza ou é injustiça? Quero olhar para uma fortuna gigantesca ao lado da miséria e perguntar: desigualdade é necessariamente injustiça? E, se não for sempre, em que momento passa a ser? Quero olhar para o Estado e perguntar: até onde ele deve ir para corrigir desigualdades? Quero olhar para o mercado e perguntar: quanta liberdade econômica uma sociedade pode preservar sem abandonar aqueles que ficaram para trás? Quero olhar para Lula e perguntar: quanto da desigualdade brasileira foi realmente transformado e quanto apenas foi administrado? Mas quero olhar também para mim e fazer uma pergunta ainda mais difícil: quanto da minha opinião sobre Lula nasce da justiça e quanto nasce da minha vontade? Aí está o ponto. Minha vontade importa. Minha história importa. Minhas experiências importam. Minhas escolhas políticas importam. Mas nenhuma delas deveria ser maior do que a verdade. Talvez amadurecer politicamente seja justamente adquirir coragem para dizer: se meu adversário estiver certo, reconhecerei. Se meu lado estiver errado, criticarei. Se os fatos destruírem uma opinião que carreguei durante anos, prefiro perder a opinião a perder meu compromisso com a verdade. Por isso minha reflexão sobre Lula já não termina em Lula. Ela passa por ele e chega a uma pergunta muito maior: que Brasil poderia ser chamado de justo? Um Brasil onde ninguém passa fome? Um Brasil onde todos tenham oportunidades? Um Brasil onde exista liberdade? Um Brasil onde riqueza possa existir, mas miséria não? Um Brasil onde o Estado seja suficientemente forte para proteger o vulnerável, mas não tão poderoso que sufoque a liberdade? Talvez nossas divergências políticas comecem justamente porque respondemos de maneiras diferentes a essas perguntas. E talvez possamos discutir essas respostas sem transformar uns aos outros em inimigos. Por isso, quando alguém me perguntar de que lado estou, minha resposta hoje é mais complicada do que já foi. Tenho minhas preferências. Tenho minhas esperanças. Tenho minhas críticas. Mas quero permanecer diante da pergunta. Quem tem poder? Quem não tem? Quem está comendo? Quem está com fome? Quem participa da riqueza produzida pelo país? Quem ficou de fora? Quem governa? Para quem governa? E, acima de tudo: a cidade que estamos construindo pode ser chamada de justa? Não sei o que Platão diria sobre Lula. Não sei o que Lula responderia a Platão. Mas sei qual conversa eu gostaria de assistir. Platão perguntaria: “Luiz Inácio, que cidade você considera justa?” E depois de ouvir a resposta, provavelmente continuaria perguntando. Talvez sobre riqueza. Talvez sobre pobreza. Talvez sobre poder. Talvez sobre conciliação. Talvez sobre os governantes. Talvez sobre os governados. Mas, quando terminasse de interrogar Lula, eu pediria a Platão: “Agora pergunte a mim.” Porque seria muito fácil usar a filosofia para colocar o governante no banco dos réus e deixar minha própria consciência confortavelmente sentada na plateia. Não quero isso. Quero que a mesma pergunta alcance os dois. Lula: o poder que você exerce produz justiça? E eu: a política que você deseja nasce realmente da justiça ou apenas daquilo que favorece suas próprias convicções? Talvez seja aí que Platão, Lula e eu finalmente nos encontremos. Não numa resposta. Mas diante da mesma pergunta. O que é uma sociedade justa e o que cada um de nós está disposto a sacrificar para construí-la?

“Quando a Noite Esquece as Estrelas” Há momentos em que a vida apaga o céu. Não necessariamente porque tudo terminou, mas porque nossos olhos, cansados de procurar respostas, já não conseguem distinguir as estrelas.
Continuar lendo

“Quando a Noite Esquece as Estrelas” Há momentos em que a vida apaga o céu. Não necessariamente porque tudo terminou, mas porque nossos olhos, cansados de procurar respostas, já não conseguem distinguir as estrelas. É então que descobrimos uma verdade incômoda: quase nunca sabemos o quanto dependemos de uma luz até caminharmos pela escuridão. Passamos boa parte da existência acreditando que somos suficientes. Construímos certezas, defendemos nossa independência, levantamos muros em torno das fragilidades e chamamos isso de força. Mas basta uma ausência, uma distância inesperada, uma noite um pouco mais longa, e percebemos que havia alguém iluminando silenciosamente partes de nós que jamais soubemos iluminar sozinhos. Talvez seja isso que significa ter uma luz que nos guia. Não é alguém que conhece o caminho inteiro. Não é alguém que possui todas as respostas. É simplesmente uma presença diante da qual ainda conseguimos acreditar que existe uma manhã depois da noite. E existem noites terríveis. Noites em que voltamos para nós mesmos quebrados, envergonhados pelas escolhas que fizemos, carregando nas mãos os pedaços daquilo que jurávamos ser. Nessas horas, não precisamos necessariamente de alguém que nos salve. Precisamos de alguém que permaneça. Alguém que consiga olhar para nossas ruínas sem confundi-las com aquilo que somos. Porque o ser humano não é apenas aquilo que conseguiu preservar. Também somos aquilo que tentamos reconstruir. Talvez por isso amar seja uma das formas mais difíceis de coragem. Amar alguém é saber que um dia a distância poderá chegar. É compreender que nenhuma promessa consegue impedir completamente a perda. É colocar alguma coisa preciosa demais sobre a mesa sabendo que a vida não oferece garantias. E, mesmo assim, colocar. Mas existe também uma advertência silenciosa nisso tudo: não podemos atravessar a existência de braços cruzados esperando que outra pessoa faça nascer o nosso amanhecer. Uma luz pode indicar o caminho, mas nossos pés ainda precisam caminhar. Há uma espécie de cegueira que não nasce da escuridão, mas da desistência. Quando paramos de procurar. Quando deixamos de perguntar. Quando aceitamos viver apenas daquilo que já sabemos. Por isso precisamos continuar descobrindo alguma verdade nova, mesmo depois de tantas decepções. Precisamos conservar alguma capacidade de espanto. Talvez envelhecer verdadeiramente não seja acumular anos, mas perder a capacidade de ainda se maravilhar diante de alguém, de uma ideia, de uma manhã ou da possibilidade de começar novamente. E talvez algumas pessoas atravessem nossa vida justamente para nos lembrar disso. Elas não eliminam a noite. Não afastam todas as tempestades. Não prometem que voltaremos inteiros. Apenas deixam uma pequena claridade acesa dentro de nós. E quando tudo parece distante, quando nenhuma estrela permanece visível e quando o mundo inteiro parece ter esquecido o caminho de casa, compreendemos finalmente: há luzes que enxergamos com os olhos. E existem aquelas que só reconhecemos depois que o mundo escurece. São essas que levamos conosco. Porque algumas pessoas não iluminam simplesmente o nosso caminho. Elas nos ensinam que, mesmo perdidos na noite, ainda existe dentro de nós alguma coisa procurando pelo amanhecer.

A Geografia da Perdição “Eu não me perdi, mas experimentei a perdição.” (Clarice Lispector)
Continuar lendo

A Geografia da Perdição “Eu não me perdi, mas experimentei a perdição.” (Clarice Lispector) Talvez exista uma distância imensa entre perder-se e conhecer a perdição. Quem se perde já não sabe para onde vai. Quem experimenta a perdição, porém, pode saber exatamente onde está e, mesmo assim, caminhar por territórios onde a razão aconselharia não entrar. Viver também pode ser isso: chegar perto do abismo sem fazer dele morada. Conhecer a noite sem desistir da manhã. Provar o gosto amargo de certas escolhas e compreender, muito depois, que algumas cicatrizes não anunciam derrota; apenas testemunham que atravessamos lugares difíceis e conseguimos regressar. Existem lugares dentro de nós onde não deveríamos morar. Às vezes damos voz aos nossos medos, oferecemos cadeira às dúvidas e permitimos que determinadas tristezas permaneçam além do necessário. Há dias em que a esperança parece apenas uma palavra inventada para tornar a existência suportável. E, ainda assim, alguma coisa permanece acesa. Por isso, talvez a frase seja tão poderosa: Eu não me perdi. Experimentei a perdição. Há uma estranha sabedoria nisso. Quem conheceu suficientemente a escuridão talvez compreenda que a luz não serve apenas para iluminar o caminho ela também nos chama de volta. A vida não exige que atravessemos o mundo intactos. Talvez exija apenas que, depois de cada tempestade, ainda sejamos capazes de reconhecer o nosso próprio nome. Porque existem viagens das quais regressamos diferentes. Há quedas que nos ensinam a dimensão da altura. Há silêncios que nos devolvem a voz. E existem perdições que, paradoxalmente, acabam revelando um caminho. Eu não me perdi. Apenas fui longe o bastante para descobrir onde, dentro de mim, ainda morava a vontade de voltar.