Pular para o conteúdo

Frase de Carloseduardobalcarse

O TEMPO DOS SEM TEMPO A mente mente. O tempo, não. O tempo nunca teve pressa. Nunca atrasou. Nunca acelerou. Nunca parou para esperar alguém. Sessenta segundos continuam sendo um minuto. Sessenta minutos continuam sendo uma hora. Vinte e quatro horas continuam sendo um dia. O tempo não mudou. Quem mudou fomos nós. Não foi o relógio que enlouqueceu. Foi o homem. Vivemos repetindo que “o tempo voa”, quando, na verdade, somos nós que atravessamos a vida sem pousar em lugar algum. Chamamos de falta de tempo aquilo que, muitas vezes, é excesso de dispersão. Nunca tivemos tantas ferramentas para economizar tempo. Nunca tivemos tão pouco tempo para viver. Eis o paradoxo da civilização: Quanto mais tentamos ganhar tempo, mais perdemos a própria vida. A tecnologia prometeu aproximar pessoas. Afastou presenças. Prometeu conectar o mundo. Desconectou o homem de si mesmo. Prometeu economizar tempo. Transformou cada segundo economizado em mais um segundo ocupado. Hoje, sabemos o que acontece do outro lado do planeta antes de perceber o que acontece dentro de nós. Estamos em todos os lugares. E, estranhamente, ausentes de todos eles. Perdemos o espaço. Depois, perdemos o silêncio. Agora estamos perdendo o tempo. O curioso é que ninguém diz: — Não tenho vida. Todos dizem: — Não tenho tempo. Como se fossem coisas diferentes. Mas tempo é vida. Nunca foi dinheiro. Nunca será dinheiro. Dinheiro compra conforto. Compra distância. Compra velocidade. Compra quase tudo. Mas não compra um único segundo. Nem todo o dinheiro do mundo é capaz de comprar mais tempo. Porque tempo não tem preço. Tem fim. Talvez esse seja o maior equívoco da humanidade. Passamos a vida inteira administrando dinheiro. E desperdiçando aquilo que o dinheiro jamais conseguirá comprar. Há quem viva correndo porque acredita que não tem tempo. Há quem espere porque acredita que ainda tem muito. Há quem deseje que o tempo passe. Há quem implore para que ele pare. E o tempo… Indiferente às nossas vontades… Continua sendo exatamente o mesmo. O relógio nunca teve ansiedade. Quem sofre dela somos nós. Criamos uma geração que responde mensagens em segundos, mas leva anos para responder a si mesma. Uma geração capaz de assistir horas de vídeos curtos e incapaz de permanecer alguns minutos em silêncio. Quanto menor ficou nossa capacidade de permanecer, maior ficou nossa sensação de que o tempo desapareceu. O problema nunca foi a velocidade do tempo. Foi a superficialidade da nossa presença. Quem nunca habita o instante sempre terá a impressão de que ele passou rápido demais. Vivemos tão preocupados em registrar o momento que deixamos de vivê-lo. Fotografamos o pôr do sol. Mas esquecemos de olhar para ele. Registramos aniversários. Mas não percebemos o envelhecimento. Filmamos a vida. E perdemos o acontecimento. Talvez o tempo nunca tenha sido contado por relógios. Talvez ele sempre tenha sido contado por consciências. Existe uma diferença entre durar e viver. Uma vela dura. Uma pedra dura. Um edifício dura. Mas duração nunca foi sinônimo de existência. Há pessoas com trinta anos que jamais nasceram para si mesmas. Há outras que viveram pouco e continuam eternas. Porque a eternidade nunca foi uma questão de quantidade. Sempre foi uma questão de intensidade. Há mais vivos que andam mortos do que mortos que permanecem vivos nas lembranças. Respiram. Produzem. Consomem. Dormem. Repetem. Respiram outra vez. Chamam isso de viver. Mas rotina não é destino. Movimento não é transformação. Velocidade não é profundidade. E ocupação nunca foi propósito. A mente mente. Convence-nos de que amanhã haverá tempo. O tempo nunca fez essa promessa. A única promessa do tempo é passar. E cada vez que ele passa, não acrescenta um ano à vida. Retira um. Celebramos aniversários como se estivéssemos acumulando tempo. Não estamos. Estamos consumindo a única riqueza verdadeiramente finita. Cada aniversário não representa um ano a mais. Representa um ano a menos. Talvez seja por isso que a infância pareça tão longa. As crianças vivem o tempo. Os adultos administram horários. As crianças habitam o agora. Os adultos visitam o agora apenas de passagem. E quem nunca mora no presente transforma a própria existência em um eterno endereço provisório. O homem moderno tornou-se um colecionador de urgências. Corre para chegar. Chega para correr. E, quando finalmente alcança aquilo pelo qual tanto correu, já não é mais o mesmo que iniciou a corrida. A maior ironia é esta: Passamos tanto tempo tentando economizar tempo que, quando percebemos, já gastamos quase todo o tempo que tínhamos. No fim, a vida talvez nunca nos pergunte quanto dinheiro acumulamos. Nem quantos seguidores conquistamos. Nem quantas metas cumprimos. Talvez exista apenas uma pergunta. Você viveu… ou apenas administrou o tempo que nunca lhe pertenceu? Porque ninguém possui tempo. Nós apenas o atravessamos. E talvez o maior erro da humanidade tenha sido acreditar que o tempo passa. Não. O tempo permanece. Nós é que passamos. E um dia passaremos pela última vez. Sem saber que aquela era a última conversa. O último abraço. O último sorriso. O último pôr do sol. A última oportunidade de existir antes de apenas ter existido. Por isso, não diga que lhe falta tempo. Pergunte-se por que lhe falta presença. Porque o problema nunca foi o tempo dos relógios. Sempre foi o tempo dos sem tempo. E os sem tempo são, quase sempre, aqueles que passaram a vida inteira adiando a única coisa que realmente importava: Viver. Carlos EDUARDO Balcarse 23/07/2026

Carloseduardobalcarse

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de Carloseduardobalcarse

MÉTODO PROTAGONISTA: ASSUMA A AUTORIA DA SUA HISTÓRIA Por Carlos Eduardo Balcarse A vida não nos oferece o controle de todas as circunstâncias, mas isso não significa que estejamos condenados a ser meros espectadores da nossa própria existência.
Continuar lendo

MÉTODO PROTAGONISTA: ASSUMA A AUTORIA DA SUA HISTÓRIA Por Carlos Eduardo Balcarse A vida não nos oferece o controle de todas as circunstâncias, mas isso não significa que estejamos condenados a ser meros espectadores da nossa própria existência. Entre aquilo que nos acontece e aquilo que fazemos com o que nos acontece, existe um espaço de discernimento, consciência e possibilidades de resposta. É nesse espaço que nasce o protagonismo. Ser protagonista não significa acreditar que tudo depende exclusivamente de nós. Significa reconhecer os limites da realidade sem transformar esses limites em justificativas automáticas para a ausência de ação. Não escolhemos todas as circunstâncias, mas podemos aprender a examinar nossas possibilidades de resposta diante delas. A consciência nos permite perceber. O discernimento nos ajuda a examinar. A autoria consciente nos convoca a assumir a responsabilidade por aquilo que podemos realizar. Foi a partir dessa compreensão que desenvolvi o Método PROTAGONISTA, uma proposta teórico-pedagógica e metodológica fundamentada na Autoria Consciente Situada (ACS). O método articula autoliderança, discernimento, agência humana, autorregulação e responsabilidade proporcional, considerando que nossas possibilidades de ação são condicionadas pelas circunstâncias concretas em que vivemos. Não se trata de prometer controle absoluto sobre a vida, mas de investigar como podemos reconhecer e construir respostas possíveis, conscientes e responsáveis. Essa proposta integra meu projeto intelectual dedicado à consciência, ao discernimento e à autoria humana, estabelecendo também uma interface conceitual com o METADISCERN. O protagonismo começa quando deixamos de confundir os limites da realidade com os limites das nossas possibilidades. Não podemos escrever todas as páginas da nossa história, mas podemos aprender a assumir a autoria daquelas que ainda nos cabe escrever. Afinal, consciência sem autoria é perceber a vida e permitir que outros a escrevam. ⸻ 📚 PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA O artigo “Método protagonista: autoria consciente situada, arquitetura da resposta possível e agenda de validação”, de Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse, foi publicado em 24 de setembro de 2026, na Revista JRG de Estudos Acadêmicos, volume IX, número 21. A publicação apresenta a fundamentação conceitual do Método PROTAGONISTA e sua agenda de validação científica. DOI: 10.55892/jrg.v9i21.3775 Artigo completo: https://doi.org/10.55892/jrg.v9i21.3775 Carlos Eduardo Balcarse Escritor, pesquisador, professor e palestrante. Palavras-chave: Método PROTAGONISTA; Carlos Eduardo Balcarse; Autoria Consciente Situada; autoliderança; protagonismo humano; discernimento; METADISCERN; responsabilidade proporcional; agência humana; desenvolvimento humano.

METADISCERN — A MENTE MENTE, O DISCERNIMENTO DESMENTE Carlos Eduardo Balcarse Nunca tivemos tanto acesso à informação. Entretanto, estar informado não significa, necessariamente, possuir conhecimento. Ter conhecimento não garante consciência. E ter consciência não significa sab…
Continuar lendo

METADISCERN — A MENTE MENTE, O DISCERNIMENTO DESMENTE Carlos Eduardo Balcarse Nunca tivemos tanto acesso à informação. Entretanto, estar informado não significa, necessariamente, possuir conhecimento. Ter conhecimento não garante consciência. E ter consciência não significa saber discernir. A mente mente, o discernimento desmente. Não porque o discernimento nos torne infalíveis, mas porque nos permite examinar aquilo que pensamos antes de transformar nossas convicções em verdades absolutas. O senso comum comumente mente. Uma ideia não se torna verdadeira simplesmente porque muitos acreditam nela. Tampouco deixa de merecer exame porque contraria aquilo que estamos acostumados a pensar. Foi a partir dessas inquietações que desenvolvi o METADISCERN, uma proposta teórica, pedagógica e metodológica dedicada ao desenvolvimento do discernimento. O METADISCERN parte de uma premissa fundamental: consciência não basta. É preciso discernimento. Não basta aprender a pensar. Precisamos aprender a examinar nossos próprios pensamentos, reconhecer os limites das nossas interpretações e reconsiderar aquilo que acreditávamos saber. Para pensar, não basta pensar. É necessário duvidar do que pensamos. A educação não pode se limitar à transmissão de respostas. Precisa desenvolver condições para que as pessoas aprendam a examinar as perguntas, avaliar os fundamentos do conhecimento e reconhecer quando suas próprias certezas precisam ser revistas. É nesse contexto que proponho a alfabetização do discernimento. Porque pensar por si mesmo não é pensar em si mesmo. Discernir não significa rejeitar o conhecimento dos outros, mas também não significa entregar a eles a responsabilidade permanente pelas nossas conclusões. Discernimento é criar distância entre o que pensamos e o que decidimos continuar pensando. O METADISCERN, de minha autoria, foi apresentado em artigo científico publicado em 22 de setembro de 2026, na Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento de uma educação que não se limite a ensinar o que pensar, mas que desenvolva condições para examinar como pensamos, por que pensamos e em quais fundamentos sustentamos nossas decisões. Afinal, o discernimento é o cimento do conhecimento. E uma mente que aprende a examinar suas próprias certezas pode descobrir que ainda tem muito a aprender. Carlos Eduardo Balcarse Autor do METADISCERN — Teoria, Pedagogia e Metodologia do Discernimento.