Pular para o conteúdo

Frase de JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

OUTRAS GALÁXIAS FORA DE MIM Preciso prementemente Fazer uma viagem para fora de mim: Contemplar as paisagens exógenas sem fim, Que bradam loucamente, Ansiando acuidosamente Por gente qual as leia, as fotografe, as narre, As incorpore depois que as deguste Com os dentes e a língua da mente. Ah, a mente: o mágico lugar onde habita A fonte da libertária vivacidade ardente, ígnea! Não é que eu não saia; Eu saio: Tropego pelas execráveis alamedas Do rolo-compressor, da perfídia, Dos físicos e mentais desertos da reta irmanativa; Caminho ebriamente Pela estrada da vida bucólica Como se o fauno fosse privado De ser cultuado na Roma do Augusto Otávio; Afinal, passeio pela avenida Da estranha alegria estuprada e sofrida, Mas sempre animosa, aguerrida da jocosa nação mestiça. Ah, por que não proceder tal Sidarta Gautama Que se tresmalhara das garras Da inexpugnável fortaleza da patranha Para esquadrinhar, conhecer a legítima face do mundo Ao singrar as alamedas e ruelas da desesperança, Que molda, cimenta, reveste, concreta A antiga Índia sofisticadamente cibernética. É, talvez eu devesse, como ele, Abrenunciar á bem-querência Que nutro ao egoísmo da matéria: Pregar desprendimento, benevolência, humildade E ficar concentrado por meses ou anos Á sombra de uma árvore gigantesca, A fim de que eu possa captar, Me transformar na respiração Da água, do fogo, do ar, da Argila-Terra-Planeta; E, ao flutuar além das nuvens, da celeste abóboda da pureza, Poder lograr o glorioso Nirvana: A Extática Paz Imorredoura da Certeza! Não, não tenho esta pujança: Na verdade, Sou fado malogrado, Plenilúnio dos inválidos, Criatura pusilânime E o inexorável sol do vácuo Continuamente amanhecendo radioso, soberano, impávido! Finalmente, Depois de horas a fio sob a sádica e sodômica luz da ilusão, Sorumbático e desalentado, Regresso ao cancerante conforto da minha egocêntrica mansão. JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

No pensador.ai desde

Fonte e informações de autoria

Pensador.com

Abrir fonte original (abre em nova aba)

Outras frases de JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

POESIA-PLACEBO Tórrida noite, Tépido dia:
Continuar lendo

POESIA-PLACEBO Tórrida noite, Tépido dia: Certo mesmo é ser fria A minha poesia. Longa noite, Mínimo dia: A verdade É ser cega a lâmina da minha poesia. Gótica noite, Plácido dia: A poesia minha não fecunda as tormentas, Tampouco afaga a brisa. Cancerígena noite, Ofídico dia: Minha poesia não é amplidão e matéria florida, Muito menos cubículo ou o estadão das partículas. Dia-noite, Noite-dia: É água insossa a minha poesia.. Nem salgada, nem docílima!

DESCONSTRUÇÃO Imerso no magnetismo do colchão, Perco-me numa neblina de sonhos, miragens e vãs divagações.
Continuar lendo

DESCONSTRUÇÃO Imerso no magnetismo do colchão, Perco-me numa neblina de sonhos, miragens e vãs divagações. Quando acordo, Possuo apenas um poema De índole vácua: E sua teia é navalha Que o corcel da mente escalavra, Lancina e mata. Seu legado é o soçobrar do fluído verbo. Seu legado é a afasia do produtivo fazer poético. Seu legado é a elisão do penetrante, sábio e facundo verso! Assim, o que resta é um poetar sem eco, povo nem reflexo. O que resta é um poetar sem alvenaria, alicerce, paredes e teto. O que resta é um poetar com malária, chagásico, asceta, Acético! JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

A COR DO VÁCUO Como se contemplasse uma paisagem impalpável, Testemunho recorrentemente
Continuar lendo

A COR DO VÁCUO Como se contemplasse uma paisagem impalpável, Testemunho recorrentemente O ocaso e o desassossego dos sóis humanos: Ainda hospedados na nave d’aurora; A meio caminho do limite da estrada Sombria, pérfida e sinuosa; Dando passos cautelosos, breves Sobre a obliqua corda bamba Da falcifórmica alegria, Cuja sina é ser o corpo Que sempre tomba Muito antes de chegar Á fonte da água cristalina. A mais pura verdade É que a flor da inocência Mal eclode, desabrocha, prospera; Já sofre voz de prisão E passa sua vida ---- Que, na gestação, Emitia uma luz Tão impávida, ígnea --- Numa empedernida cela: Solitária, sádica, Faca a esventrar Inclementemente As vísceras da mental aquarela. Ah, a onipotência da crueza É uma força inexorável: Ela desfila pelas passarelas da guerra; Ela se alimenta de almas errantes, erráticas, crédulas; Ela se transforma continuamente Nos habitacionais carcinomas da selva de pedra. Ah, a miséria humana Ah, a sede por vidas etéreas Sôfrega e celeremente Apodera-se da nossa chama e medra soberana. E depois, A paisagem do vácuo É o que unicamente sobra: Não há mente Não há verve Não há lembranças nem versos de protesto E de paixão. O que vive é um corpo: Um corpo Que não ama, não pensa. Um corpo Que não sente dor, desejo, Brisa, luto ou tampouco saboreia a vida. O que vive, Finalmente, É uma matéria Que apenas anda E ocupar lugar Sob a imensidão Da atmosfera da Terra. JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

O CERÂMICO GUARDADOR DE PAISAGENS NORDESTINAS (EM MEMÓRIA DE MESTRE VITALINO) Um grande homem do povo,
Continuar lendo

O CERÂMICO GUARDADOR DE PAISAGENS NORDESTINAS (EM MEMÓRIA DE MESTRE VITALINO) Um grande homem do povo, Semente nascida da acre terra bucólica, Floresce, novamente, ao ser preso Pelas malhas do sortilégio da cerâmica: Opulento universo da prolífica verve prodigiosa, epifânica! Da carne desta mágica argila, Pulula um cosmo Que dá loquacidade, eloquência, garbo e encanto Á estóica vida no nordestino campo: Os carros de bois em caravana; A contenda dos amantes conjugais No exíguo aconchego da sua adôbica cabana; Os cangaceiros paramentados Como a realeza do fogo sepulcral; A Igreja, o santuário da fé imortal; A gente sofrida, templo da incansável esperança! Afinal a humilde nação do semi-arido: Reino dos sábios gigantes, Forjados pelo metal do contínuo drama insuplantável; A serena gana de ter direito á vida. Esta gana os agiganta, Torna-os a indelével chama magnífica! E então, o artífice Á rude paisagem sublima: O olor do cotidiano da faina campestre Se eterniza, eiva a mente e a visão Dos presunçosos ignaros Que desdenham a grandeza Da laboriosa estirpe do Nordestino Sertão: Incessante florescência da animosa Flora tenaz, incarcomível, insoçobrável! Ah, maestria, ah vitalidade! Vitalina é a centelha Que lhe alimenta A frondosa árvore da criatividade. Ah, etéreo mago fantástico! Ah, genial alquimista do barro! Sua mente, na verdade, É um cinético vulcão de avatar Que, ao entrar em erupção, Transforma o deserto da nossa visão Em verdejantes bosques de sensibilidade e lirismo. Enfim, tocados por sua mágica, Começamos a contemplar a beleza Cujo perfume, que aprisiona O organismo, o corpo, a retina e a órbita Do palato, da audição e do olfato dos olhos, Molda, norteia e afaga Os passos da prole do éden da sáfara. JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA