Pular para o conteúdo

Frases de César Kaab

236 frases

Mãe Mãe, guerreira de luz na sombra, teus braços, abrigo da saudade,
Continuar lendo

Mãe Mãe, guerreira de luz na sombra, teus braços, abrigo da saudade, carregam histórias de luta e dor. Nas ruas frias, onde o sonho é miragem, caminhas com a força de mil tempestades. Teu sangue, tinta que escreve o amanhã, nossos risos, ecos de resistência. Vós, que dás voz à esperança, teus conselhos, poesia arrastada: “Filho, não deixe a vida te moldar, seja fogo, não se extinga em cinzas.” Em cada passo, a sabedoria ancestral, no peito, pulse forte a herança, da periferia que não se entrega, que faz da dor, arte, e da luta, um lar, lar de mãe.

Nos dias cinzas, há uma profundidade silenciosa, uma sabedoria oculta onde olhos carnais, cegos à sua essência, não percebem que, sob a superfície do desespero, um vibrante colorido aguarda. Esses ensinamentos, sutis como a brisa, ensinam que a vida não se limita ao que se vê e n…
Continuar lendo

Nos dias cinzas, há uma profundidade silenciosa, uma sabedoria oculta onde olhos carnais, cegos à sua essência, não percebem que, sob a superfície do desespero, um vibrante colorido aguarda. Esses ensinamentos, sutis como a brisa, ensinam que a vida não se limita ao que se vê e no vazio, encontramos um espaço para refletir, e nos tomamos ainda mais ricos em entendimentos que transcendem a paleta visível.

A natureza Humana A natureza humana, entrelaçada em histórias de fome, solidão e desprezo, clama por atenção, mas frequentemente é relegada ao invisível, continuamente estamos imersos em rotinas que nos tornaram frios, esquecendo que cada rosto abandonado carrega um universo de…
Continuar lendo

A natureza Humana A natureza humana, entrelaçada em histórias de fome, solidão e desprezo, clama por atenção, mas frequentemente é relegada ao invisível, continuamente estamos imersos em rotinas que nos tornaram frios, esquecendo que cada rosto abandonado carrega um universo de anseios e lutas. O eco do desamparo ressoa nas calçadas da vida, onde o olhar se desvia e a indiferença se instala, pois perdemos a capacidade de nos conectar, de sentir a compaixão pulsar dentro de nós. É urgente resgatar a empatia, para que não sejamos meros caminheiros, mas também acolhedores, rezemos para que a luz da humanidade brilhe novamente, revelando os que, em meio à escuridão, ainda esperam ser vistos.

“20 de Novembro, frutos…” A resistência das folhagens e frutos de modo geral, sempre nos apontam a simplicidade, ou mesmo a facilidade do seu surgimento, no entanto gostaria de deixar uma visão além, nessa metáfora, onde as flores negras, com sua elegância ímpar, e os frutos de…
Continuar lendo

“20 de Novembro, frutos…” A resistência das folhagens e frutos de modo geral, sempre nos apontam a simplicidade, ou mesmo a facilidade do seu surgimento, no entanto gostaria de deixar uma visão além, nessa metáfora, onde as flores negras, com sua elegância ímpar, e os frutos de alma escura, como a jabuticaba e a amora silvestre, são símbolos de uma beleza que não se contenta em florescer nas “sombras”. Essas expressões naturais nos convidam a mergulhar nas profundezas da história e a refletir sobre a resistência, a ancestralidade e a luta incessante do povo negro no Brasil. Em um dia como o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, estas comparações se tornam ainda mais pertinentes, revelando um legado que transcende o tempo. As flores negras, com sua delicadeza paradoxal, evidenciam a força que se revela na adversidade, são flores que brotam em meio às dificuldades e que, mesmo em solos áridos, encontram formas de se expressar e de colorir a paisagem. A jabuticaba, com seu sabor agridoce, assim como a amora selvagem, que cresce de maneira quase silvestre, são frutos que trazem em sua essência a história de um povo que, em constante luta, celebra sua identidade e busca reconhecimento. Esses frutos, que nascem em árvores resistentes, são a metáfora perfeita da luta do povo negro contra as amarras da opressão e do racismo. O Dia da Consciência Negra é mais do que uma data simbólica; é uma convocação à reflexão e à ação. Como diria Marcus Garvey, um dos mais importantes líderes sobre a luta pela liberdade, “Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” Este apelo à interconexão nos faz lembrar que a emancipação não se dá apenas no campo do indivíduo, mas como um ato coletivo. As flores e os frutos negros servem como metáfora dessa unidade: cada um traz uma parte de suas histórias para a formação de um mosaico cultural vibrante, fruto da resistência e da luta.

Folhas não falam e nunca falham, mesmo secas e mortas dão vidas, são vivas, nas incontáveis multiplicações do seu gigantesco micro poderoso aliado ao solo, se molham com a chuva se secam com sol, espalham-se em montes e fileiras formando um mosaico natural. Folhas mortas são vida…
Continuar lendo

Folhas não falam e nunca falham, mesmo secas e mortas dão vidas, são vivas, nas incontáveis multiplicações do seu gigantesco micro poderoso aliado ao solo, se molham com a chuva se secam com sol, espalham-se em montes e fileiras formando um mosaico natural. Folhas mortas são vidas, são vivas, são a essência da ciência na natureza.

Ah, as flores… Sentinelas da primavera, vestidas de cores suaves, sussurram segredos ao vento, onde suas pétalas, como abraços delicados, acariciam o ar. Cada aroma é um verso, cada botão, uma promessa de renascimento, e nessa dança do tempo, elas nos lembram que a beleza reside…
Continuar lendo

Ah, as flores… Sentinelas da primavera, vestidas de cores suaves, sussurram segredos ao vento, onde suas pétalas, como abraços delicados, acariciam o ar. Cada aroma é um verso, cada botão, uma promessa de renascimento, e nessa dança do tempo, elas nos lembram que a beleza reside na fragilidade da vida.

Viver na natureza é um estado de plenitude. É reconhecer que se perder faz parte do processo de se encontrar. É abraçar o caminhar sem pressa, o silenciar interno, o olhar atento, e o sentir profundo. É aceitar que a vida, em sua essência, é um grande ciclo de descobertas e apren…
Continuar lendo

Viver na natureza é um estado de plenitude. É reconhecer que se perder faz parte do processo de se encontrar. É abraçar o caminhar sem pressa, o silenciar interno, o olhar atento, e o sentir profundo. É aceitar que a vida, em sua essência, é um grande ciclo de descobertas e aprendizagens contínuas. É, acima de tudo, compreender que viver verdadeiramente é se permitir ser tocado pela simplicidade e profundidade que a natureza oferece, sentir a umidade do ar, o calor do sol, o fresco da sombra e o pulsar de cada criatura viva ao nosso redor abre nossos sentidos para uma conexão mais visceral com a terra. Sentir é se permitir ser transformado, é acolher a natureza como parte intrínseca de quem somos. Neste reflexo de existir em harmonia com o mundo natural, nós descobrimos que o maior presente que podemos nos dar é simplesmente viver com autenticidade e consciência cada instante que a natureza nos proporciona.

De META em META Sou quase invisível, no preto e no branco, No banco dos réus, onde a dor não é manto,
Continuar lendo

De META em META Sou quase invisível, no preto e no branco, No banco dos réus, onde a dor não é manto, Amargo é o fel, as verdades despidas, Rasgam-se os véus, vozes vão sendo emudecidas. Inocento no caos, ventilando eventuras, Na maca eu flutuo, morrendo em ditaduras. Na cela fria, eu sou sombra esquecida, Punido pelas penas de uma lei torcida. Um corpo cravado, a bala não é enredo, Vai pra vala logo ali, o luto é segredo. Resisto, aos sionistas no jogo do horror, Censura é jugo, não calo a minha dor. Nos becos da história, os vermes rastejam, Sionistas que ruminam a dor, não veem, não enxergam. Palestina, resistência, sussurros em agonia, Holocausto emudecido, silêncios que desafiam. META, não se meta, eu não sou sua ilustração, As vozes guerreiras não cabem na sua censura, não! A perda é amarga, mas a luta é docinha, Na favela do mundo, a esperança caminha. São pedras na rua, flores na mão, Cada passo firme, na palma do coração. Os gritos não calarão, ecoam na quebrada, Em cada esquina, uma história ressuscitada. Sigo firme, sigo vivo, num verso enredado, Contando do meu povo, que nunca foi calado. Se brincar de censura, prepare o seu fundo, Aqui, a resistência é a poesia do mundo. META, não me meta nessa caixa de silêncio, Vou contar, vou gritar, minha voz não emudeço!

Quando se está em guerra, não se limpam as armas; elas se tornam extensões da determinação por justiça, e em meio ao caos, a luta contra opressores revela a essência da fé, onde cada ato de resistência é uma oração em movimento. Combater a injustiça é mais do que uma batalha físi…
Continuar lendo

Quando se está em guerra, não se limpam as armas; elas se tornam extensões da determinação por justiça, e em meio ao caos, a luta contra opressores revela a essência da fé, onde cada ato de resistência é uma oração em movimento. Combater a injustiça é mais do que uma batalha física; é um chamado divino para restaurar a dignidade, onde nessa confrontação, as armas não apenas defendem, mas também honram a vida. A verdadeira adoração a Deus ressoa nos corações que se levantam, mostrando que a espiritualidade e a luta por liberdade estão entrelaçadas.

"Prata que Ilumina: Raízes do Tempo" Os cabelos brancos não são apenas marcas do passar dos anos, mas fios de prata tecidos pela vida. Cada um carrega histórias silenciosas: noites em claro, amores perdidos, triunfos discretos, feridas transformadas em cicatrizes luminosas. São…
Continuar lendo

"Prata que Ilumina: Raízes do Tempo" Os cabelos brancos não são apenas marcas do passar dos anos, mas fios de prata tecidos pela vida. Cada um carrega histórias silenciosas: noites em claro, amores perdidos, triunfos discretos, feridas transformadas em cicatrizes luminosas. São mapas ancestrais que guiam os passos dos que ainda não sabem que a estrada é feita de quedas e recomeços. Os mais jovens, ágeis na inquietude, devem aprender a ouvir o sussurro dessas crinas prateadas. Não é submissão, mas reverência à sabedoria que não se encontra em livros ou telas está nos gestos calmos, nas pausas entre as palavras, na coragem de sorrir mesmo quando o mundo pesa. Cada fio branco é um verso de um poema que ensina: a verdadeira força mora na resistência suave, como o rio que esculpe a rocha sem pressa. Respeitar os mais velhos é honrar a própria origem. Eles são as raízes que sustentam as asas dos novos sonhos. Afinal, um dia, a prata também coroará os que hoje correm, e então entenderão: o tempo não apaga, ilumina.

Aos que Virão: Não Deixem de Ser Comunistas Não confundam comunismo com dogmas ou estátuas caídas. É, antes, a recusa eterna à exploração do homem pelo homem. Lembrem-se dos que ousaram: Marx, que desnudou as engrenagens do capital; Lenin, que transformou teoria em revolução, me…
Continuar lendo

Aos que Virão: Não Deixem de Ser Comunistas Não confundam comunismo com dogmas ou estátuas caídas. É, antes, a recusa eterna à exploração do homem pelo homem. Lembrem-se dos que ousaram: Marx, que desnudou as engrenagens do capital; Lenin, que transformou teoria em revolução, mesmo entre erros; Che Guevara, médico que trocou a bisturi pela guerrilha, buscando curar a América Latina da opressão. Angela Davis, mulher negra que uniu marxismo à luta antirracista. Salvador Allende, morto defendendo a democracia com pão e livros. Thomas Sankara, que em Burkina Faso plantou árvores e ideais anticoloniais. Ho Chi Minh, que expulsou impérios do Vietnã. Critiquem seus excessos, mas não joguem fora a utopia com a água suja da história. O comunismo não é museu: é horizonte. Enquanto houver um patrão sugando o suor alheio, um favelado sem teto, um indígena sem terra, o comunismo será necessário. Não por fanatismo, mas por justiça. Aos que herdarão a Terra carbonizada: lutem, mas lutem sem perder a humanidade. O futuro é uma trincheira que exige tanto coração quanto crítica. Não desistam. Reinventem.

Para os que Virão: VI Se algum dia lerem estas palavras, saibam: nossa maior doença não foi a depressão, mas a cegueira que nos impediu de vê-la como tal. Durante séculos, tratamos a dor da alma como fraqueza, o desespero como falta de caráter, o vazio existencial como preguiça.…
Continuar lendo

Para os que Virão: VI Se algum dia lerem estas palavras, saibam: nossa maior doença não foi a depressão, mas a cegueira que nos impediu de vê-la como tal. Durante séculos, tratamos a dor da alma como fraqueza, o desespero como falta de caráter, o vazio existencial como preguiça. Transformamos sofrimento em vergonha, e a vergonha em silêncio. Enquanto negávamos diagnósticos, construímos um mundo doente: competitivo até a exaustão, individualista até a solidão, rápido até a desconexão. A depressão não é "falta de Deus" ou "modinha". É o corpo gritando que a vida pesa mais que os ossos podem carregar, nós ignoramos a química cerebral, menosprezamos traumas, romantizamos a resistência. E, assim, permitimos que milhões definhassem em leitos invisíveis, sem remédio ou acolhimento. Vocês, que herdarão o futuro, não repitam nosso erro. Enxerguem a saúde mental como direito, não luxo, ouçam os suspiros antes que virem colapso. Construam uma sociedade que não precise adoecer para descansar. Lembrem-se: a humanidade só avança quando cuida dos que caem não quando os chuta para frente. Sejam mais sábios. Sejam mais humanos.